segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cineclube Itajubá nascendo

Na tarde deste domingo, em Itajubá, um grupo de pouco menos de 20 pessoas se deliciou e se surpreendeu com o novo espaço que está nascendo na cidade. O cineclube Itajubá, que resgatou as cadeiras e os projetores do último cinema que morreu na cidade, o Presidente, promete ser um movimento interessantíssimo. A proposta do proprietário, Doutor Ricardo, que traz na bagagem uma ligação estreita com o cinema, desde menino, em BH, é fazer um Centro de Estudos de Cinema. Como o nome diz, é pra estudar esta arte e suas infinitas possibilidades, desde o equipamento até a linguagem, a história. Tudo. Estudar com a criançada, com a meninada mais velha e mostrar que há muito mais o que fazer na vida do que o nada.
Além do Centro de Estudos, vai ser formado um cineclube, por gente que gosta de cinema mesmo. Vamos ter reunião nesta quarta, pra combinar como será isso. Quem quiser, pode participar,  às 19h30.
E vai ter exibição de filme comercial também, como foi neste domingo, quando a gente viu, de novo, o Canal 100, um filme americano, comercial antigo da Caixa Federal... Com pipoca e tudo.
Percebi que as pessoas que foram ficaram surpreendidas com o que encontraram. É um lugar apresentável, com uma proposta séria para ser explorado. Precisa de adesões, de gente interessada em participar pra fazer o projeto florescer. Foi um prazer voltar ao cinema na minha cidade.

7 comentários:

  1. Ha muito tempo cheguei em Itajubá. Encontrei uma cidade cheia de histórias, lindos personagens, movimentos antigos e uma diversidade cultural que se exibia nas ultimas paredes de um patrimonio se diluindo...
    Na cidade o cinema também fez histórias, sete salas e eu ainda assiti o encanto da setima arte no Cine Alvorada e nO Cine Presidente.
    O cenário ja antevia o futuro, as paredes descascadas, o som interrompido, as películas cortadas.
    Na plateia de uma sala imensa - 700 lugares - ppoucas pessoas ainda transbordavam sentimentos na frente da tela!
    O tempo passou, o cinemas passaram, as pessoas parece que também se esquecera.
    Os anos 90 trouxeeram a possibilidade de junto a EFEI e à Prefeitura Municipal criarmos um cine clube. Nossa, que impressinante o movimento, anos em que passavamos 60 filmes, no DA, no AARO, nas Escolas Municipais até na Igreja rodamos o projetor.
    São Paulo toda semana pra trazer o filme: Herzog, Bergman, Glauber, Raton, Mazaroppi, eclético, divertido, cult, não importava...
    Anos de produção , de trabalho compartilhado, de uma nova consciencia cultural provocada e receptiva. A gente era feliz por produzir um movimento pela cultura, numa terra de cultura, de gente que produz cultura e que encontrava novos caminhos.
    Hoje daqui de BH, atenta a tudo saudo os que revivem a beleza e a riqueza do cinema, nas suas possibilidades além da tela!
    Desejo vida longa ao cine clube, desejo sessões e emo~ções, desejo amplitude e novas atitudes como essa.
    Só me resta programar para estar ai também e ver de perto, mais que isso sentir novamente a vida pulsando na tela em Itajubá.
    Bjs
    Jussara Rocha

    BH 16-05-2011

    ResponderExcluir
  2. Olha só, que boa notícia. Boa sorte para o cineclube, e que o povo de Itajubá faça bom proveito dessa novidade. Sou itajubense, faço Curso superior de Cinema na UFF, em niterói, e com certeza comparecerei a alguma das sessões, assim que possível.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana tudo isso!!!
    Amiga querida, acompanhei este projeto do cineclube desde o começo, enquanto trabalhava com o Breno no Teatro Santa Cecília. A reforma da sala, o conserto do projetor, a instalaçao, etc, etc.
    E agora vejo que o negócio tem tudo pra seguir em frente, se verdade. Ainda mias com o seu apoio!!!
    Fiquei feliz. Recebi seu convite e agradeço, mas ontem estava justamente voltando pra Sampa. Adoraria ter participado desse momento. Que delícia, ver a propagenda do canal 100!!! Se estivesse lá iria às lágrimas!!! rsrsrsrs
    Continue nos mantendo informados, tá?
    grande bjo

    ResponderExcluir
  5. Fiquei feliz com a notícia, principalmente pelo Centro de Estudos de Cinema. A educação liberta e mostra novos caminhos, especialmente aos jovens.

    Sucesso ao Cineclube Itajubá!

    Bernadette Vilhena

    ResponderExcluir
  6. Célia, tomei a liberdade de postar o convite no Orkut para uma galera que está`exigindo um cinema em itajubá´...copiei e colei seu texto para convida-los..
    pagina da comunidade:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=109360834

    ResponderExcluir