sábado, 11 de dezembro de 2010

Costume de passar o chapéu

Assisti ontem à noite, na praça Getúlio Vargas, a uma apresentação de dança do Grupo Marcílio Bastos. A noite estava fresca, pelo menos fora de casa, e o clima me fez pensar num monte de coisa: primeiro, como é gostoso ir à praça à noite, ver o espaço cheio de gente, convivendo e em paz. Adoro quando as pessoas se misturam. Acho que é a única forma de aprender a conviver, a respeitar o diferente, é quando está todo mundo junto misturado, fazendo a mesma coisa. Ali, estávamos todos vendo as apresentações.
Esse é um ponto.
O outro é que, no discurso do Marcílio Bastos, ele agradeceu aos patrocinadores e disse que a Prefeitura estava dando uma grande ajuda ao grupo. É comum que as pessoas pensem assim, que a Prefeitura ajuda isso ou aquilo. Neste caso (assim como em tantos outros), o que acontece é justamente o inverso: quem está 'ajudando' (apesar de não achar que este verbo se encaixe aqui) é o Marcílio e seu grupo. Eles é que estão oferecendo lazer e entretenimento à população, em praça pública. É papel da Prefeitura oferecer saúde, educação.... e cultura, por que não? E a Prefeitura oferece cultura através do trabalho dos artistas da cidade. Ninguém está fazendo favor a ninguém. Esse pensamento, presente inclusive nos artistas, ajuda a manter o equívoco de que artista tem que passar o chapéu para mostrar a sua arte, como se estivesse pedindo um favor.
E por fim...
gostaria de parabenizar o guerreiro e incansável Marcílio, que está às vésperas de apresentar seu show de fim de ano, que está na 29ª edição. Vai ser macho assim não sei onde!!!! Pra manter um grupo vivo, atuante, que não fica só na fala, mas faz de verdade. Marcílio é corajoso, lutador, sério, incansável. Um exemplo de gente que não espera acontecer.
Marcílio Bastos faz a hora! 

Um comentário:

  1. Yes!!!! Tiro o chapéu e passo o chapéu pro Marcílio tb. hehehe
    Mas é isso mesmo, a generosidade e a garra é toda dele!!!

    Querida, sobre divulgar o blog a lição n° 1 que aprendi é interagir com outros blogs. Fiz amizades maravilhosas nesse mundo bloguístico, amizdes reais mesmo, apensar de virtuais. Minha intuição me diz que já já vc vai pegar o gostinho. rsrsrsrs

    Colocar um contador de visitas no blog é bom tb, dá uma boa situada. Se quiser, dê uma fuçada lá nos meus blogs pra ver os "widgets" (acessórios) que eu instalei, é só clicar neles pra instalar no seu tb.

    Qquer dúvida é só perguntar!
    bjosss

    ResponderExcluir