terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Poesia nos ônibus. Adorei esta notícia!

Reproduzo aqui matéria do jornalista Luiz Cesar Fonseca, de Cambuí, que saiu no jornal Gazeta do Vale. Muito legal o tema. Parabéns aos que tiveram a iniciativa. Vale lembrar que projeto igual foi criado em Itajubá, pelo Ulysses, quando era vereador. As poesias seriam colocadas nos ônibus urbanos em Itajubá.




Olavo Bilac, Castro Alves, Manuel Bandeira, Gonçalves Dias, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros autores consagrados da literatura brasileira viajarão com os passageiros da Viação Princesa do Sul. O projeto ‘Circulando Poesia’ levará fragmentos das obras desses grandes poetas para dentro dos ônibus, possibilitando uma viagem mais agradável pela cidade e estimulando o acesso à cultura. A iniciativa partiu da parceria entre Academia Pousoalegrense de Letras, Academia Juvenil de Letras de Pouso Alegre e Viação Princesa do Sul.
As poesias serão divulgadas em cartazes afixados na parte interna dos 43 coletivos durante o mês de dezembro. Para o presidente da empresa, Rogério Bertoluci, o programa é um ótimo incentivo para disseminar a cultura entre os pousoalegrenses e lembrou que a idéia é pioneira na região.
A Academia Pousoalegrense de Letras (APL), a Câmara Municipal de Pouso Alegre, através da Academia Juvenil de Letras e a Viação Princesa do Sul acreditam que o projeto vai beneficiar a todos, uma vez que levará a cultura a milhares de pessoas que não têm acesso a ela, em suas viagens nos ônibus.
Os fragmentos das poesias foram selecionados pela APL, seguindo um rigor literário. De acordo com Horma de Souza Valadares Meireles, membro da Academia, o nome do projeto é sugestivo. “O povo circulando em um circular que circula poesia. Com o tempo, as pessoas vão entender que o momento do ônibus pode servir para absorver a cultura”.

*Com informações da Ascom/Câmara de Pouso Alegre

Um comentário:

  1. Esse projeto existe em BH e já faz tempo. O bacana é que expõe também novos poetas.

    ResponderExcluir