quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Notícias gostosas de saber que são reais!

Compartilho com meus poucos, mas especiais leitores, duas notícias deliciosas de se ler. Achei as duas num site que acabei de descobrir, o Catraca Livre. A primeira dá conta das campanhas de doação e troca de livros. Eu, humildemente, lancei isso no twitter, sugerindo que as pessoas, no lugar de dar esmolas quando abordadas em casa, dessem livro. A coisa não foi pra frente porque faltou marketing. A outra fala de um ex-traficante que mudou a vida por ter se apaixnado pelos livros. Ai que coisa boa demais da conta! Aqui estão para que leiam e se deliciem como eu.
A literatura reciclável
Livros para emprestar, doar e trocar. Campanhas de doação e troca de livros vêm se tornando cada vez mais frequentes proporcionando, assim, o acesso mais democrático a leitura.
Libertar um livro não é uma tarefa muito fácil. Mas, o ato de se desfazer de um livro já lido vem conquistando campanhas de incentivo mundo a fora. Só neste ano foram mais de dez ações pela cidade e interior de distribuição gratuita de livros.
A Campanha lançada ano passado, “Doe um livro” ganhou força no twitter e em redes sociais como Facebook. O responsável pela coordenação da ação é o professor da PUC-SP José Luis Goldfard.
Troca de livros
O projeto “Livra Livro” visa fomentar a troca de livros na comunidade virtual. Idealizado pelo mestre em Web Semântica, da PUC-Rio, Samur Araujo para fazer parte do sistema de trocas o usuário faz uma lista dos livros que possui e da lista que deseja. O sistema se encarrega em encontrar e coordenar a troca entre os múltiplos usuários.
O Bookcrossing Brasil um dos maiores projetos de liberação de livros também incentiva seus usuários a trocar, doar e emprestar títulos. Para isso, o usuário poderá acessar a lista de discussão no Yahoo! Groups. Em fóruns do Bookcrossing.com. Na comunidade do Orkut.
Distribuição de livros
Inspirados no projeto Bookcrossing, a Translig empresa de prestação de serviços de moto-frete lançou o projeto “Pegadas da Literatura” e estimula a troca gratuita de livros dos mais variados títulos. O projeto foi iniciado em 2008 e de lá pra cá já foram distribuídos mais de 20 mil títulos em pontos de ônibus, estação de metrô da região de Pinheiros e Vila Madalena.
Campanha Doe Pontos que virarão livros
Pontos da Livraria Cultura agora podem ser revertidos a livros para instituições que vão direto para as bibliotecas destes locais que atendem crianças e jovens. Leia mais.
Ex-traficante produz campeonato de leitura
Gilberto Dimenstein em 08/12/10
Na noite de sábado passado, ventava e caía garoa nas dezenas de crianças espremidas numa viela íngreme e tortuosa de um bairro da periferia de São Paulo (Jardim Ibirapuera), transformada provisoriamente em sala de cinema.
Leia Mais
Ninguém saía do lugar. Estavam atentas ao filme “O Garoto”, mudo e em branco e preto, de Charles Chaplin. Entre as cenas, quem dava dicas sobre o filme (além de mudo, as legendas eram em inglês) era o apresentador Marcelo Tas, que fora atraído para aquela viela por um personagem que daria um roteiro ainda mais interessante do que o que se via na tela: um ex-traficante, Anderson Agostinho (Buiú), 29 anos, que se apaixonou por livros. “Vi que também podia fazer com que as crianças gostassem de ler”, conta Buiú.
Resolveu, então, fazer misturas sedutoras. Montou um campeonato de futebol em que, para participar, todos precisam fazer parte de uma roda de leitura. Ou a leitura que antecede um filme, com direito a pipoca e refrigerante. A tela fica, na viela, em cima da casa de Buiú, até pouco tempo só conhecido por causar medo.
Leia coluna completa no jornal Folha de S.Paulo.

4 comentários:

  1. Amiga, querida!!! Adoro tudo isso. Rola também um movimento chamado "Esquecer um livro" no metrõ, no ônibus ou num local público, com um bilhete dentro avisando pra pessoa que, se ela quiser ler, tb faça o mesmo depois. Achei o máximo.

    E seu blog tb tá muito legal. Se quiser dicas de como divulgá-lo mais e só falar, viu?
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, não sei se conhece um projeto que criamos aqui, quando eu estava na Prefeitura: o Letras para Todos. Livros à disposição em locais públicos para serem lidos e devolvidos, ou não. Não sei hoje como está o projeto, mas o espírito é o mesmo desse de esquecer no metrô. Legal demais. Quanto à ajuda pra divulgar o blog, adoraria se pudesse me dar. Beijo, beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  3. Translivroteca...sou o Rafael da empresa de motoboy que distribui livros! quem quiser doar é só ligar 3097-8941 abraçoss

    ResponderExcluir