quarta-feira, 2 de março de 2011

A Prefeitura pode construir um cinema?

Não, não pode. Isso porque não tem recursos para isso. São tantas as necessidades de Saúde, Obras, Assistência Social, enfim, que as prefeituras, de um modo geral, não conseguem construir teatros, centros culturais... Cinema, então, eu nunca ouvi falar de algum que seja público. Pode ter algum impedimento legal também. Não acredito que tenha.
Mas, como disse na rádio hoje, o que as prefeituras não conseguem executar - seja por questões financeiras ou legais ou até de finalidade mesmo - elas podem sugerir que outros façam. A meu ver, a Prefeitura tem um papel de articulador de outras forças, de colocar numa mesma mesa outros atores para conversar e, assim, ver acontecer o que ela própria não pode realizar.
Se o interesse coletivo é que está na pauta do dia, a Prefeitura pode sim usar de sua rede de relacionamentos, para atrair as 'coisas' para a cidade. Assim como faz para atrair empresas, que dão emprego para os habitantes, a Prefeitura pode atrair grupos que queiram e tenham condições de construir um cinema. Oferecer lazer e cultura é também um dos papéis de uma administração.
No programa de governo do atual prefeito de Itajubá foi incorporada a proposta do PT de criar o programa Cinema na Rua. Ainda não aconteceu, por várias dificuldades. Vamos ver se até o fim do mandato, sai do papel e ganha as ruas. Estou na torcida, como membro atuante do MSC (Movimento dos sem Cinema).
É isso!

Um comentário:

  1. gostei do artigo, acho que a prefeitura devia trabalhar mais em função de lazer para os Itajubenses. Mais fazer o que né?
    Gostei e vou adentrar nesse movimento dos sem cinema. kkk
    ate mais.

    ResponderExcluir