sábado, 5 de março de 2011

Um sonho possível de Carnaval, em Itajubá


A batucada do samba toca fundo em mim. O toque dos tambores parece que vibra na mesma frequência do meu coração. Romântico, não? Mas é serio. Na hora que passa a bateria, pode ser do bloco mais rastaquera do mundo, fico extasiada.
E como estamos em época de batucada, em pleno Carnaval, fico pensando cá com meus botões como é que uma cidade como Itajubá poderia aproveitar o Carnaval. Aproveitar o ano inteiro e não só nos dias da festa. Aproveitar como educação, como fonte de renda, oferta de lazer, organização social. O Carnaval é uma escola. Uma escola de samba e vida.
É possível para Itajubá ter um espaço - nos moldes de um galpão - com oficinas de costura, design de fantasia e alegoria, composição de letra e música, ritmo, dança, percussão .... e tudo mais que o universo do Carnaval invoca. Isso tudo rolando durante todo o ano. Todos trabalhando sob encomenda para escolas da cidade e de fora dela. Tendo lucro e, ao mesmo tempo, aprendendo, desenvolvendo novidades, criatividade. Oficinas gratuitas para a molecada aprender a tocar tambor, sambar e aproveitar o bom da vida.
Para animar, o espaço teria roda de samba todo fim de semana, com renda revertida para o projeto. Temos público certo para os bares de Itajubá e aproveitaríamos essa plateia para curtir o samba e tomar sua cerveja nessa Casa de Samba ou Casa do Carnaval ou algo que o valha.
Os grupos já organizados poderiam explorar o espaço - a cada fim de semana uma turma - para que a renda seja revertida para a escola brilhar no fim do ano.
Tudo isso com um bom marketing, vendendo a tecnologia do Carnaval para todo o Estado e também para o País.
Quando fevereiro chegasse, a cidade toda estaria pronta, viva, mais rica e feliz. E as cabrochas pendurariam a saia no amanhacer da quarta-feira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário