quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Está chegando a hora da gente decidir o que quer pra nós mesmos

Posto aqui no blog uma carta (longa demais, segundo a Nilda Bitencourt) que enviei hoje aos meus amigos de Itajubá, Juiz de Fora e Ribeirâo Preto, além da família. Divido com vocês também.
Boa leitura!
 
Pessoal, estou enviando esta carta para amigos do Coral de Milho Verde, amigas de Juiz de Fora - da faculdade e da república - amigos e família de Ribeirão Preto, aos meus irmãos e alguns primos, aos amigos de Itajubá, velhos e novos.
Se você não tem mais paciência com a propaganda eleitoral (porque, realmente, está todo mundo saturado, incluindo nós, que estamos em campanha), mesmo assim peço que preste atenção ao que escrevo. Peço, com mais ênfase, a quem está em dúvida em quem votar pra Presidente, que preste ainda mais atenção e, se concordar com o que eu penso, me acompanhe nessa.
Eu vou votar na Dilma porque ela (independente de ser simpática ou não, bonita ou feia, desenvolta ou não) representa o projeto de desenvolvimento pro nosso Brasil que eu acredito e sempre acreditei.
Lula fez o Brasil crescer de verdade, a partir do bem estar do ser humano, em especial, dos mais pobres. Não estou falando de nós, que formamos esse grupo seleto de gente que estudou, que tem acesso à saúde, ao lazer, ao trabalho. Estou falando de milhões de pessoas que vivem em nosso imenso Brasil e que nunca antes tiveram uma política pública forte o suficiente para tirá-los da miséria. Basta olharmos à nossa volta pra constatarmos isso. Ninguém (mesmo aqueles que não vão com a cara do PT) pode negar isso. O mundo reconhece a importância do governo Lula para o desenvolvimento do Brasil.
Lula proporcionou um ciclo positivo de crescimento, cuja base foram os mais pobres: as pessoas puderam adquirir bens básicos e se alimentar melhor, o comércio, por sua vez, ficou mais forte, a indústria, idem.... Enfim, a economia cresceu em níveis nunca antes experimentados pelo Brasil. Foram gerados 15 milhões de empregos com carteira assinada.
Entendo que seja difícil pra muita gente entender que esse é o principal foco dessa eleição (porque muita gente quis desviar dele): é definir qual o projeto de desenvolvimento que a gente acredita: se é este que valorizou o ser humano, dando-lhe a dignidade de volta, ou se é aquele outro que não teve esta preocupação nem muito menos agiu nessa direção. Há muitos aspectos a serem observados, claro, mas eu destaco os que eu acho fundamentais para dar base pra nossa decisão: Lula ampliou o ensino superior público (Unifei é prova disso); criou o ProUni, dando chance de estudar no ensino privado a mais de 700 mil jovens, criou mais de 200 escolas técnicas federais. Isso é revolucionário para a educação do país, abrindo espaço pra cada vez mais gente estudar no ensino público.
Se tivesse sido só isso, pela Educação e pela diminuição da miséria, já estaria bom, mas ele fez muito mais e basta procurar que a gente encontra as coisas transformadoras que ele proporcionou pro povo brasileiro.
Nunca me iludi de que não haveria casos de corrupção no governo. Houve casos (porque onde há pessoas envolvidas, este risco sempre existiu e continuará existindo e em qualquer ambiente, seja público ou privado) e, felizmente, nós todos pudemos ver. Isso porque instituições como a Polícia Federal, o MP, a CGU foram fortalecidos neste governo e a transparência foi muito maior do que nos governos anteriores. A diferença entre um governo e outro não está apenas no volume de casos de corrupção, mas na postura que o governo assume quando descobre a corrupção e no quanto é transparente e corajoso para enfrentá-la.
Todo mundo sabe também que não é possível fazer tudo que é preciso. O Brasil é um país gigante e mantinha uma dívida social com o povo brasileiro de 500 anos. Muita coisa deixou de ser feita, é claro. Ninguém que defenda este governo com lucidez pode ignorar que há muitos problemas, enormes problemas a serem enfrentados.
Por último, peço-lhes que tenham boa vontade de procurar informações sobre a política e sobre o Brasil e o mundo em fontes diferentes daquelas que vêm, ao longo dos anos, sendo nossa única geradora de notícias: refiro-me às empresas de comunicação que dominam a comunicação de massa no país. Assim como Chico Buarque falou dia desses, que o Governo Lula não cortejou os poderosos de sempre, ele não cortejou também os poderosos da comunicação de sempre. Por isso - e por ideologias distintas - a grande imprensa nunca olhou este governo com bons olhos. Por isso, repito, procure fontes alternativas de informação, de gente séria, responsável, mas que não se rende ao pensamento único e elitizado a que fomos submetidos até então. A Internet é uma ferramenta importante nessa hora, desde que saibamos a fonte da informação para avaliarmos se se trata de coisa séria ou não. Todos nós deste grupo que recebe minha carta temos critérios para diferenciar uma coisa da outra.
Pessoal, haveria muito mais o que dizer, para debater posições diferentes, inclusive, mas não dá. Por isso, peço que pensem no que disse e me acompanhem votando na Dilma pra Presidente.
Obrigada pela paciência de todos. Um beijão. Saudade dos que estão longe e até logo aos que estão por aqui mesmo.
Celinha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário