segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estar na política

Quem me conhece sabe que eu tenho formação em jornalismo. Exerci a profissão por 20 anos, mas, de uns tempos pra cá, deixei o ofício de lado para me dedicar mais à assessoria e, mais especificamente ainda, à assessoria político/eleitoral.
Não e fácil estar na política e é mais complicado ainda quando se está em momento eleitoral, em que os debates se acirram e as conversas das pessoas misturam um pouco de tudo: informação importante, boato, opinião com fundamento, palpite, preconceito, enfim, é uma sopa cheia de ingredientes que, muitas vezes, não combinam.
Mas de tudo o que tenho vivenciado neste momento eleitoral - pós eleição do Ulysses, que ganhou pra Deputado Estadual em Minas - o que mais me chama a atenção é o quanto muita gente rejeita a política e vê com péssimos olhos a participação neste movimento. Outro dia, no meu twitter, um tuiteiro não-identificado disse estar decepcionado comigo porque eu tinha entrado para a política. Ele falava como se eu tivesse entrado para o crime ou para o submundo das drogas, do tráfico ou algo semelhante.
E muito me entristece que as pessoas enxerguem apenas o lado ruim da política. É claro que tem o lado ruim, que tem pessoas que não valem à pena, gente que quer fazer o mal através da política. Mas, me responda você: algum ambiente está livre disso? Não há problemas gravíssimos nas igrejas, nos sindicatos, nos clubes de futebol, nas associações de moradores, nos partidos, no meio privado, nos clubes de serviços? Em qualquer espaço onde há pessoas, há pessoas bem e mal intencionadas, pessoas que praticam o bem e o mal. Não há um espaço sequer em que não exista essa realidade.
A política, a participação na vida da sociedade através dos partidos políticos - que são legítimos espaços de participação organizada - é a forma mais concreta de intervir na sociedade. Atuar como agente ativo (pleonasmo?) na transformação da sociedade é uma tarefa nobre, que requer coragem, paciência, dedicação. Os políticos tem esta importante missão. Agora, se tem políticos que usam essa ferramenta pra se promover, se enriquecer e não estão nem aí com o bem estar da comunidade, nossa obrigação é tirá-los do circuito, não votando neles nunca mais.
Mas nunca podemos generalizar e colocar no mesmo balaio aqueles das boas intenções e ações com aqueles que usam mal essa importante atuação política.
Essa visão, de que a política é saudável, importante, essencial para a organização da socidade, deve ser trabalhada nas pessoas desde muito cedo. O cidadão tem que conhecer o movimento político, conhecer os poderes e suas funções, seu papel. Deve conhecer para não ter repulsa, para olhar para a política com olhar crítico e não com olhar de rejeição absoluta, o que em nada contribui. Quem rejeita a política está fazendo papel pior do que aquele que a usa mal.
Luto pela Educação Política para todos e todas, desde o início, especialmente, para aqueles que ainda estão conhecendo o mundo. Certamente este mundo será melhor se jovens, adultos e até crianças compreenderem a importância da política e diferenciarem o que é bom do que deve ser jogado fora.
É isso! Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário