terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rua Alcides Faria, Itajubá

Encontrei ontem à noite, dentro do Leite Derramado (livro do Chico Buarque, que estou lendo) um recorte de jornal que mostrava o meu avô, Tota Rennó, quando prefeito. Isso em 1900 e bolinha. A foto mostrava o "excelentíssimo prefeito Tota" - conforme linguagem do jornal - o chefe de engenharia da Prefeitura à época, Aureliano Chaves (que num futuro longínquio chegaria à vice-presidência da República), meu tio, engenheiro Benedito Rennó e outros.
O texto dava conta de que se estava fazendo a pavimentação da Rua Alcides Faria. Esta é a rua que passa na Wizzard, Restaurante CasaGrande, antigo bar do Sô Chico, loja Convenience e outras. Segundo a reportagem do jornal, tratava-se da primeira pavimentação de rua da cidade.
Não sei dizer se esta informação está correta. Será que toda a cidade era de rua de terra batida? Será que a pavimentação começou pela Alcides Faria? Não sei. Naquele tempo, eu ainda estava nos planos de Deus.
Bem, mas o que me chamou a atenção, independente de ser ou não a primeira rua a ser pavimentada, é que o pavimento está lá até hoje. Dia desses, ouvi alguém dizer que era um dos mais duradouros da cidade.  E parece ser mesmo - pelo menos segundo o jornal da época. A matéria comentava sobre uma nova tecnologia de calçamento, os "Brokrets articulados". Tecnologia alemã que tinha um representante no Brasil. A figura estava lá, inclusive, ajudando meu avô a inspecionar a obra.
Bem, fica a pergunta: os pavimentos de antigamente eram melhores que os de hoje? A tecnologia avançou ou retrocedeu?
É isso. Vamos pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário