quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Noite entre letras!

Irresistível. Quando descubro uma notícia dessas, fico louca para escrever a respeito. No blog Livros e Afins, que está entre os meus favoritos, li a notícia de uma iniciativa em Curitiba, em que 45 alunos de uma escola pública dormiram numa biblioteca. Sabe aquela mania que as crianças têm de querer dormir, em penca, na casa de um da turminha? Por aqui, chamam de noite do pijama. Tem escola que leva a molecada pra dormim na própria escola. Mas lá em Curitiba, levaram para passar a noite entre os livros.
Ah, que pena que eu não estava entre eles!!! Já imaginaram o que é passar a noite entre as estantes, escolhendo o livro que quiser para ler? Aposto que alguns deles vão escolher aqueles de histórias de terror, para contar em voz alta e matar todo mundo de medo. Se eu tivesse lá, faria isso.
E abrir um livro cheio de cores, ver bichos que nunca se viu em carne e osso, descobrir a cara que teria um Robinson Cruzoé, ver o namoro entre o gato malhado e andorinha sinhá? A noite toda desobrindo personagens, histórias fantásticas? Aposto que eles acordaram no dia seguinte com a curiosidade despertada, com os olhos brilhando (talvez vermelhos de sono), mas brilhando de ter passado uma noite intiera descobrindo e descortinando o mundo sem ter que nem sair do lugar.
Parabéns à essa iniciativa, que me faz ter saudade do projeto Letras para Todos, que criei enquanto exercia a função de Secretária de Governo em Itajubá. Saudade....... do Letras para Todos!

Um comentário:

  1. Esses dias li numa revista reportagem sobre uma escola que levou a criançada pra dormir na biblioteca da escola...

    ResponderExcluir