quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fiscal pra quê?

Numa simples caminhada pelas ruas da cidade, pode-se ver um monte de gente fora da lei. Gente vendendo coisa onde não pode, edificação quase caindo dentro do rio, posto de gasolina em local indevido e por ai vai. Todos esses comportamentos, ou quase todos, estão previstos em alguma peça de lei. Tem Código de Postura, Lei Orgânica, Plano Diretor..... Lei é o que não falta em nosso País e em nossas cidades. Mas por que é que sempre se reclama que as leis não são cumpridas?
O ideal seria que não fosse preciso ter lei para tratar, muitas vezes, de coisas que bastariam ser tratadas com bom senso, boa educação, noção de respeito. Mas não estamos tão evoluídos assim e a educação é um processo lento e gradativo. Por isso, é preciso limitar as ações da pessoas com as tais leis.
Mas elas de nada adiantam quando não são cumpridas. Como é que se resolve isso? Com uma fiscalização eficiente, presente, constante e acompanhada de um processo educativo. Não é simplesmente proibir por proibir, mas é preciso mostrar os porquês de tal e tal coisa ser proibida. E a fiscalização tem que ser insistente, não pode se corromper, tem que ser firme, sem ser autoritária e tem que imputar sanções a quem insiste em transgredir.
Os municípios tem que investir pesadamente em fiscalização, caso contrário serão sempre reféns da 'falta de noção' por ignorância ou proposital de muitos habitantes.
A cidade seria um paraíso se ninguém parasse o carro em local probido, se ninguém jogasse lixo na rua ou no rio, se não se colocasse som além do que nossos ouvidos podem ouvir sem se prejudicar, se ninguém colocasse produtos de lojas nas calçadas, se não houvesse gente vendendo coisas em cada esquina, mas apenas nos lugares permitidos, que seriam limpos e seguros.... Ah, a cidade ideal! Que pode existir sim, desde que o assunto seja tratado como prioridade.

É isso. Mais fiscalização!!!!! E temperada com muita educação.

2 comentários:

  1. Célia não quero ser fiscal mas M antes de P e B é fundamental, rs!
    bjao e em 2011 muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, claro!!!! Me coro de vergonha. Cumprirei minha obrigação de corrigir o erro.

    ResponderExcluir