segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Homofobia, Hipocrisia, Humor de mau gosto!

O combate à homofobia está na pauta do dia. Hoje, por exemplo, está acontecendo um seminário internacional sobre o assunto, teve audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o bullying homofóbico, tem campanhas em rede por todo lado, tem votação na Câmara sobre o direito do transexual mudar também de nome, quando muda de sexo, tem BBB apelando para este papo, cartilha do Ministério da Educação para tratar do tema na escola, parlamentares evangélicos gritando contra.... Ufa! Tem gente de todo jeito e todo lado falando sobre o assunto.
A Globo faz cara feia quando dá notícia de violência contra homossexuais. A emissora, claro, é contra qualquer tipo de violência. Só faz cara de paisagem quando a violência vem embalada numa super produção e dá Ibope, quando a violência vem disfarçada de programa infantil - que deseduca, desinforma, cria, violentamente, pessoas feitas para não pensar.
A violência contra os homossexuais, presente nos programas que os tratam de forma caricata, ridícula, essa não dá BO. Essa a Globo permite deliberadamente, debochada e conservadoramente. Homossexual em novela é bicha louca, afetada, ridícula. Em programas de humor, como o Zorra Total, então, é um assassinato ao bom senso, ao humor.
É chegada a hora em que homossexuais sejam inseridos nas tramas da ficção não de maneira panfletária, sem que seja preciso tratar o assunto como uma causa, uma bandeira... Mas que sejam personagens 'normais', cuja homossexualidade não seja a tônica da narrativa. Este aspecto deve ser encarado com naturalidade até que o seja na vida real. A vida imita a arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário