segunda-feira, 14 de março de 2011

Anonimato na rede

Os textos que coloco aqui recebem comentários não aqui, mas no meu facebook. Interessante isso. É uma rede mesmo, em que os vários ambientes estão ligados. Twitter, Facebook, o caduco orkut, blogs de toda espécie e por aí afora. Uma rede que, infelizmente, é muito usada pelos anônimos. Não adianta. Não consigo me convencer de que o anonimato mereça consideração e respeito. Pessoas que reclamam, gritam, criticam, ironizam, zombam, reivindicam... que força podem ter se não tem sequer a coragem de assumirem quem são? Não tem nome nem rosto. É cômodo se esconder atrás de um nome falso, de uma identidade fantasma. E acho, inclusive, que quem não mostra a cara é conivente com as coisas 'erradas' que tanto critica.
Dar a cara pra bater, manifestar ideias e opiniões em público ou, simplesmente, realizar ou participar de algo (e levar porrada ou elogio por isso) como faz o Zezinho Riera, em seu movimentado blog. Isso sim é difícil. Esse é corajoso. Tem opinião, doa a quem doer. Concordemos ou não com ele - eu, na maioria das vezes, discordo - está se expondo, se sujeitando ao desgaste todo que as pessoas que têm opinião sofrem.
Estou certa de que as pessoas entendem que não me refiro aqui ao conteúdo das falas anônimas. Isso é outra história, com quilômetros de distância desta. Falo sobre a atitude do anonimato. Sou e serei radicalmente contra qualquer tentativa de se proibir o anonimato na rede, mesmo que isso seja possível. Não acho que seja caso para ser resolvido por lei, mas é caso de reflexão individual, da pessoa pensar se mais ajuda ou atrapalha não participando de verdade, mas olhando e gritando por detrás da cortina.

Professor Renato Nunes, reitor da Unifei, leitor assíduo de blogs como este, dialoga 'tecla a tecla' de forma transparente. Admiro.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pela primeira vez na minha vida, vi um Anônimo se passando por outro Anônimo no blog do Zezinho e quando o "proprietário do Anônimo" leu o comentário, foi lá e revindicou que não era ele. Tem coisas que só acontecem em Itajubá mesmo.


    hahahaha

    Já fui mais radical quanto as postagens anônimas, mas hoje analisando melhor o cenário político municipal estou começando a entender o porque do uso do Anonimato. Se você posta algo, não demora muito e aparece um puxa saco ou o próprio político te cobrando porque você aquela crítica ou aquele elogio.

    Já estão até falando que o blog do Zezinho está arriscado a ser excluído devido ao teor do blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo, excluído como? Impossível isso. As pessoas têm o direito de se manifestarem, não acha? Desde que não inventem coisas, não caluniem ou difamem alguém. Nestes casos, a Justiça tem que resolver. Mas, por parte do Zezinho, ele manifesta apenas as opiniões dele; discordo da maioria delas, mas ele não inventa nada de ninguém, como vejo que muita gente faz, na maldade mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Celinha,

    Penso que ter opinião sobre um assunto e torná-la pública, não evidencia coragem. Procuro não ofender quem quer que seja, mas as pessoas exercendo cargos públicas tem conciencia que enfrentarão críticas. Pode ser que escapem um ou outro comentário de anônimos que venham a chatear alguem. Tenho procurado tomar cuidado.
    Pela repercussão, creio que estou no caminho errado. O estilo com pitadas de humor pode ser mais cortante. Numa dessas fecharemos para balanço.
    abraço
    zezinho

    ResponderExcluir
  5. "Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-la."


    Sempre falo isso:

    Na política é necessário uma oposição para apontar os erros.

    O que seria do Azul se não fosse o vermelho?

    ResponderExcluir
  6. Zezinho, na minha opinião, publicar a opinião, seja ela qual for, é sinal de coragem sim. Certamente, levará pauladas de quem discorda. Covardia é o anonimato. Muitas pessoas preferem não emitir sua opinião. Têm direito disso, obviamente.
    Só questiono o fato de emitir opinião de forma anônima e, por conta deste conforto, a pessoa fica à vontade para, além de opinar, mentir e ser mal educada.

    ResponderExcluir