sexta-feira, 22 de abril de 2011

Corrupção eleitoral!


Lá pelos idos de 1970 e poucos, quando eu era desse tamaninho aí da foto, venci este concurso de mini-miss na Escola Estadual Major João Pereira, em Itajubá. Primeiro, registro aqui, tantos anos depois, minha absoluta revolta com escolas que ainda hoje fazem isso, de escolher alguém pela carinha bonita que possa ter. Mas, naquela época, isso era comum e acho que ninguém se tocava do dano que isso poderia causar. Espero, sinceramente, que as escolas de hoje não usem mais essa prática.
Bem, mas naquela época, além da barbaridade dos concursos de beleza, esse aí foi ainda pior: era compra de votos pura. As meninas recebiam um bloquinho e cada cupom valia um voto. Quem vendesse mais, para arrecadar dinheiro para a caixa escolar, ganhava o concurso. Na delegacia de ensino, onde minha mãe trabalhava, rachei de vender votos. Só me falta uma peça nesse quebra-cabeça: será que todas as meninas da escola recebiam isso? Ou só aquelas que tinham condições físicas e estéticas para concorrer? Imagino que aí, desde a distribuição dos cupons, já houvesse uma escolha entre as 'melhores', não é?
Bem, mas fui mini-miss e ainda ganhei Seiva de Alfazema de presente! Deus nos livre disso. Não da seiva, que ainda tenho saudade do cheirinho, mas dos concursos de beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário