segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"Espetadas" elegantes e educadas pela Internet, em Itajubá

Ainda bem que existe a Internet porque, caso contrário, a gente ficaria apenas com a informação enlatada da imprensa sobre as coisas que acontecem na cidade e no país. Os blogs, o twitter, as redes sociais de um modo geral, são uma verdadeira revolução na forma de comunicação entre as pessoas e na forma de informação e formação de todos. Se antes, tínhamos apenas acesso às versões prontas sobre as coisas, aquelas que iam para as revistas, jornais, rádios e TVS, hoje temos as falas das pessoas comuns dialogando com as autoridades, com os outros cidadãos, enfim... Todo mundo acessando todo mundo, ouvindo todos os lados, conhecendo opiniões diversas que nunca iriam para um veículo de comunicação convencional.
Aqui em Itajubá não é diferente. Tenho pesquisado para conhecer blogs de gente daqui, sites ou seja lá o que for, para saber como está esta interação entre as pessoas, o que elas pensam sobre tudo.
No blog de Zezinho Riêra, acho muito interessante quando ocorre o diálogo entre 'as partes'. Papos recentes entre ele e o reitor da Unifei, professor Renato Nunes, são interessantes de serem acompanhados. Sempre há uma ironiazinha, um aborrecimento quanto à crítica, uma cutucada mais forte, uma indireta, uma meia palavra - que para bons entendedores basta - mas é indiscutível que esse diálogo é ótimo. Acho que ainda falta muito para que as pessoas não levem as críticas e os questionamentos para o lado pessoal, mas a gente vai evoluindo e crescendo com essa nova possibilidade de diálogo 'tecla a tecla'.
Aliás, como o próprio nome do blog de Zezinho Riêra diz, Viver é Perigoso. Guimarães Rosa sabia de tudo. E o perigo, neste tempo de Internet, é tentar engessá-la para que fique igual à mídia tradicional. Penso diferente de Zezinho Riêra numa porção de coisas, mas gosto de ver a diferença escancarada, transparente, para que o leitor possa concordar e discordar disso e daquilo.
Na minha busca por espaços semelhantes em Itajubá, aceito dicas de blogs e twitters de gente daqui para que eu possa ver a interação acontecendo e assistir à deliciosa mistura de ideias e pessoas.

2 comentários:

  1. Eu quero complementar o que disse no texto. Acho maravilhosa essa interação pela Internet, mas continuo injuriada com o anonimato. É confortável falar o que se quer sem mostrar a cara. Um conforto que eu acho covarde. Opiniões de gente covarde tem um peso menor. Eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Poderia fazer aqui no blog uma rede do pessoal da Itajubá entre blogs, orkuts e sites.

    Concordo sobre o Anonimato, tem um certo jornalista ai que usando do Anônimo andou falando no blog do Zezinho que o Prefeito não gosta de mim e tal...Pouco importo com isso, só acho que a pessoa deva assumir seus atos, ou então cala-se. Ás vezes peco pelo excesso, pq falo as coisas e assino embaixo e isso me prejudica, mas não me arrependo pq as pessoas saberão que sou sincero e verdadeiro e se tenho que falar algo, falo na cara.

    Abraços

    ResponderExcluir