quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Jornalistas de Juiz de Fora: 20 anos depois!

Em breve, terei a imensa alegria de rever minha turma de faculdade. Nos formamos em 1990 - deveria ser em 1989, mas a Universidade Federal de Juiz de Fora estava em greve à época. Dali pra frente, quase não nos vimos mais, com exceção daqueles que a gente assiste pela TV ou que passam nos créditos dos programas.
Com a Internet, foi possível puxar o fio da meada, reencontrar todo mundo e reunir o grupo. Em 2009, nos encontramos em Juiz de Fora, onde foi tirada esta foto. Agora, no próximo dia 29 de janeiro, nos veremos de novo. Quase impossível reunir todos, mas os que vão se deliciam em lembrar de como os 20 anos são divertidos na vida da gente.
Sempre tive vontade de escrever e estudar a trajetória das pessoas que, em tese, têm as mesmas oportunidades. Uma turma de faculdade, por exemplo. O que determina que um deles se destaque, fique 'bem na fita', enquanto outros têm trajetórias bem diversas? O sucesso na profissão seria o quê? Dinheiro, visibilidade? Ou felicidade apenas, independente de qualquer outra coisa? Perguntas, perguntas, perguntas. Gosto mais de perguntar do que de responder, como jornalista que sou.
Bem, mas nesta turma as trajetórias foram interessantes: Giovanni e Silvana enveredaram-se pela política. Ele foi prefeito da cidade de Rio Pomba. Ela é vereadora, em 4º mandato, em Ribeirão Preto, onde pudemos conviver em tempos de pós-faculdade.
Priscila Brandão e Rogério Corrêa estão na 'Grobo', apresentando. Regina Montella, na Globo Brasília. Arlete Heringer (que formou-se seis meses depois, mas adotou nossa turma nos reencontros) está no Globo Repórter. Ah, Arlete a gente vê também atuando como atriz nas novelas de Manoel Carlos.
Gisele Cid e Maria Lúcia Mendonça estão mandando bem numa agência, a República, em Juiz de Fora. Alberto Mendes tem caminhado pelas emissoras de TV também de Juiz de Fora. Jaqueline Queli é fotógrafa nos Estados Unidos. Miriam Ferreira faz comunicação em JF. Carlos Pernisa tornou-se pesquisador e professor lá onde nos formamos. Isabella Ladeira está brilhando com o Lúdica Música. Aconselho a todos que gostam de boa música a procurar este grupo na Internet. Maravilhoso! Marcela Mattos é professora universitária e tem empresa com clientes importantes. Yáskara Laudares esteve no Governo Federal, mais especificamente, no Ministério das Comunicações, no governo passado.
..... Certamente, alguém ficou de fora dessa ou já atualizou o 'cadastro' e não me avisou.

Nossa trajetória profissional, que já passou da barreira de 20 anos, nos deixou, obviamente, com mais experiência. Mas garanto que o senso de responsabilidade com a informação continua o mesmo. Depois que a gente vira jornalista, dar opinião sobre as coisas - até no ambiente familiar - é uma tarefa delicada. A gente pensa muito antes de falar. O limite é tênue entre o que é a nossa opinião e o que é a informação. Por isso, atenção e cuidado devem estar na pauta do nosso dia.
É isso!

5 comentários:

  1. Costumo dizer ... sou uma publicitária jornalista ou uma jornalista publicitária. Via de mão dupla.
    E Celinha, não gosto de perguntar, acho então que sou menos jornalista. Gosto mesmo é de escrever!!!E ler bons textos! Isso me delicia!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Celinha, por resgatar estes "anos dourados" de nossas vidas... Maravilhoso rever esta galera! I wish I could be there...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Célia.
    Concordo que a gente muda muito. Contudo, dando aula há algum tempo, vejo que perguntar, como você disse é fundamental, mas que, para poder perguntar, a gente tem que saber ouvir. Talvez essa seja a grande lição que venho aprendendo desde os tempos da faculdade, há 25 anos, quando tivemos a nossa primeira aula na Comunicação.
    Abraços daqui de Juiz de Fora.
    Junito

    ResponderExcluir
  4. È isso, Junito. Saber ouvir é fundamental. Por isso, acho que me interessei tanto pela psicologia, pois, na Comunicação, treinamos tanto o ouvido, não é?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. A respeito de uma juiz forana que pode levar uma petição a dilma!!!!

    Toda as vezes que o Sergio Marone vai fazer uma twitt cam ele diz o nome Cleinha.
    Sim Cleinha, mas quem é esta Cleinha?
    Esta Cleinha é uma seguidora da causa Gota dagua que teve a iniciativa de manisfesto contra a criação da Usina Belo Monte. Causa esta que você pode acompanhar mais pelo twitter @GotadaguaBR e pelo Facebook.


    A questão nao é se eu estou contra ou a favor disso
    vim aqui so pra sanar esta duvida que pode ter ficado
    na cabeça de muitos, quem é esta cleinha?

    POIS BEM CLEINHA E UMA JUIZFORANA
    COM GRANDES TENDENCIAS A LEVAR ESTA PETIÇÃO A DILMA
    CONFIRAM


    VIDEO ONDE SERGIO MARONE CITA CLEINHA (MAIS UMA VEZ)
    http://twitcam.livestream.com/7c80n

    ORKUT DA CLEINHA: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2185548904832733210

    E FACEBOOK DA CLEINHA: https://www.facebook.com/profile.php?id=1019853826




    GALERA DE JF PODE TER UMA REPRESENTANTE NESTA DIA QUE VAI VIRAR HISTORIA, (importante darem atenção pois alem de terem tido mais de 1 milhao de assinaturas, foi EM TEMPO RECORD, menos de 7 dias.

    ResponderExcluir