terça-feira, 26 de abril de 2011

Sonhos não envelhecem


Quais eram os meus sonhos quando eu tinha 14 anos? Era ter um namorado publicamente, que eu pudesse sair de mão dada pela rua, sem ter que esconder de pai e mãe. 14 anos era a data acordada em família como o marco inicial para minha liberdade de namorar. Antes disso, tudo devidamente escondido. E a culpa inerente à família católica mineira era minha diária companheira. 22 de julho de 1981 era a data da minha primeira passagem para esta liberdade.
E aos 24, quais eram os sonhos? Formada em jornalismo, morando em Ribeirão Preto, meu sonho era me casar, ter minha casa, ganhar a liberdade de morar junto publicamente, sem a culpa, aquela tradicional, leal companheira de tantos anos. 6 de abril de 1991 foi a data. Liberdade para morar com um homem, publicamente e sob as bençãos de pai e mãe.
Aos 34, onde andavam meus sonhos? 2001 era o ano. Recém chegada a Itajubá, de volta a morar na terra natal depois de quase 15 anos fora, meu anseio era pela liberdade financeira. Exercer a profissão de jornalista em Itajubá é uma atividade penosa. Mercado restrito, salários baixos... Este era o perrengue do ano de 2001. Voltar a depender do marido para as mínimas despesas ou para os pequenos luxos não é fácil. Não pra mim. Nunca foi. Sonhei com mais esta liberdade e a conquistei, trabalhando duro, multiplicando as possibilidades de ser profissional em Itajubá.
Aos 44, que completarei em julho, o que mais posso querer? Namorar consegui. Casar, idem. Trabalhar também. E agora, Maria? Qual é o sonho de uma mulher aos 44? Só conto depois que realizá-lo. 

2 comentários:

  1. Adoro seus textos. Não sei se você é como te leio através deles: firme e sensível, forte e frágil, tudo ao mesmo tempo. Eu também que quase nada sei, desconfio que acertei. Continuarei passando por aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nídia, muito obrigada. Acho que sou assim mesmo: tudo ao mesmo tempo agora. Ando meio longe do blog, mas no facebook to mais presente. Abração pra vc!

    ResponderExcluir