domingo, 30 de janeiro de 2011

Oh, Minas Gerais! Quem te conhece ...

Acreditem, eu não conhecia nenhuma cidade histórica mineira. A mais antiga por onde já tinha passado deve ter sido Barbacena. Neste fim de semana, porém, visitei Tiradentes e São João Del Rei. Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!! O que que é isso, minha gente! Fiquei alucinada com Tiradentes, com suas ruelas, pedras, a maravilhosa Serra de São José, fazendo a cidadezinha parecer uma ilha cercada dentro de um forte, a ferrovia, a história encravada em cada canto, em cada rua. Me apaixonei perdidamente por Tiradentes a ponto de achar que nunca mais serei a mesma depois de ter visto de perto aquela belezura.
Visitei a cidade numa época em que a cultura estava fervilhando. Foi a 14ª edição da Mostra de Cinema Brasileiro, que reuniu milhares de visitantes, cineastas novos e velhos, curiosos, estudantes, crianças. Emocionante assistir à apresentação dos resultados das oficinas que as crianças fizeram durante a semana. Fotografia, vídeo, teatro, tudo de arrepiar.
Enquanto isso (na sala de Justiça), fiquei pensando na minha própria cidade, Itajubá, onde eu gostaria muito de ver algo semelhante, em termos de estímulo à produção local de cultura. Tenho certeza que as crianças que participaram das oficinas em Tiradentes terão, a partir dali, um novo olhar para o mundo. É assim que eu acho que as coisas devem ser: dar oportunidade e condições para que as pessoas se manifestem através das várias linguagens da arte. Oferecer espaço para que a cultura local se fortaleça. Esse é o verdadeiro papel do poder público.
Não desdenho de iniciativas como a que tem tido a Prefeitura de Itajubá em oferecer shows a preços subsidiados para a população, por ocasião da feira agropecuária. É bom sim ofertar entretenimento - independente aqui da qualidade disso - mas é indiscutívelmente melhor e mais importante para uma cidade que os moradores comuns, de todos os cantos dela, tenham condições reais de criar a sua prórpria história cultural: é preciso estimular crianças, jovens e adultos a aperfeiçoarem suas produções e a mostrarem para o público. E a cultura também dá dinheiro, é uma atividade econômica que transforma a vida de quem faz e de quem recebe.
É isso! Viva Tiradentes! Viva o Cinema Nacional. Vivam as pessoas que percebem a importância da cultura para a transformação da sociedade!  

5 comentários:

  1. Aproveitando a postagem, quero parabenizar a Prefeitura Municipal de Piranguinho no apoio que vem dando a grupo de teatro Arte e Ação, que com a colaboração do ator Wellington vem abrindo as portas do teatro para crianças carentes, introduzindo elas no palco.

    É um projeto muito interessante e com um pouquinho de competência e boa vontade poderia ser aplicado em Itajubá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Celinha. Pelo jeito eu iria me divertir muito tirando fotos em Tiradentes.
    Estou indo esse final de semana pra São João Del Rei . Vou tirar diversas fotos em sua homenagem.
    Lá é bonito tbm?

    ANTONIO THOMÁS

    ResponderExcluir
  4. Querido Thomás, tenho certeza que as fotos ficarão lindas. Vamos pensar naquela exposição? 2011 muitos projetos pela frente. Saudade!

    ResponderExcluir
  5. PROMESSA É DÍVIDA. Estive em Tiradentes e São João Del Rei e aí estão os retratos da vida !!
    Cidades maravilhosas mesmo, um pouco de história em todos os lugares que passamos. Legal demais.
    Segue o link das fotos e um texto explicativo em algumas delas. Vale pela curiosidade e beleza do lugar

    https://bit.ly/ff2Y16

    Thomás

    ResponderExcluir