sábado, 19 de fevereiro de 2011

A coisa está esquentando!

As eleições municipais, em Itajubá, estão dando o que falar. Ajudei a dar o start nas discussões, postando um texto aqui sobre os nomes que já estão na berlinda. A partir daí, comentários de pessoas ligadas, de alguma forma, ao tema e postagens no blog do Zezinho Riêra - que já quis ser prefeito e hoje comenta e analisa o cenário político local - estão dando sequência a esta importante discussão para que a cidade possa avançar.
Tem gente que torce o nariz porque enxerga que essa discussão restringe-se a nomes, viabilidades eleitorais, interesses individuais. Mas eu entendo que é preciso aprofundar mais a discussão. O que deve estar na pauta, mais do que puramente nomes, é programa, política pública que cada grupo pode oferecer, condições de governabilidade. Nome é importante, claro, mas história e comprometimento político são muito mais.
Hoje, participo de uma reunião do Partido dos Trabalhadores em que a conjuntura local estará na pauta. Tenho uma tese a defender, baseada na experiência que venho acumulando na política local, desde 2001, quando iniciei no rádio aqui em Itajubá. De lá para cá, vi muita coisa acontecer. Vi sob vários ângulos. Vi com o olhar de quem está dentro da organização partidária; vi também com os olhos de cidadã; sob a ótica eleitoral, quando das minhas contribições em campanhas; vi também com os olhos de quem participou de governo municipal. Conheci mais de perto as pessoas que estão fazendo a política de Itajubá, suas intenções, sua forma de atuação.
Minha tese, por motivos óbvios, não vou escancarar aqui, já que se trata de uma discussão que ainda está no âmbito do partido. Só gostaria de manifestar meu desejo de que as alianças, as aproximações de partidos e/ou pessoas, não tenham apenas o critério da viabilidade eleitoral. Governo construído sobre esta base não faz cidade nenhuma avançar. É preciso ter afinidade programática, responsabilidades definidas, ideais e ações não-conflitantes. 
É isso! 

3 comentários:

  1. Eu quero ver o circo pegar fogo. Quando cita-se nomes, aí sim que os comentários fervem.

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Evandro, sinceramente, eu não gosto de circos pegando fogo. Gosto de discussões sérias, responsáveis. Podem ser até polêmicas, porque elas amadurecem a opinião das pessoas, mas meu intuito não é o de por o fogo em circo nenhum. Muito pelo contrário. Obrigada pela participação. Você, sempre presente aqui no blog.

    ResponderExcluir
  3. A política em Itajubá é suja, se formos levar a sério passaremos raiva, então é melhor rir com as atitudes das pessoas e partidos, pq se ver pessoas acendendo velas para Deus e Diabos ao mesmo tempo.

    Como um político antigo de Cruzília fala: "Político tem que ser sem vergonha".

    Diferentemente de algumas pessoas que não gostam que citam nomes, com medo de atrapalharem as alianças, eu quero que cita mesmo, pq assim o circo pega fogo de verdade e a diversão é garantida para quem está de fora.

    Abraços e fico por aqui com pipoca na mão e me desculpa a minha sinceridade, só lembrando que respeito seu ponto de vista.

    ResponderExcluir