sábado, 12 de fevereiro de 2011

Quem será o próximo prefeito de Itajubá?

Vira e mexe me pego pensando: pensando em como será a próxima eleição municipal aqui em Itajubá. Dia desses, amigo meu disse que essa cidade é o fim do mundo. Não penso assim. Itajubá é uma cidade fértil, onde muita coisa precisa ser feita. Pra alguns, a falta das coisas é desanimadora. Pra outros, a falta de algo é um estímulo, um incentivo para buscar que as coisas sejam feitas.
Digo coisas quando quero dizer o quê fazer, vida cultural interessante, oportunidades de trabalho, enfim, de coisas.
Bem, mas voltando ao prefeito, temos menos de dois anos para decidir qual será o futuro próximo. A quem entregaremos a batuta? A um maestro medíocre, que, por mais que tenha bons músicos, terá uma orquestra medíocre? A um maestro competente, que conseguirá tirar bom som de músicos medíocres? A um maestro brilhante que tirará excelente som de músicos também brilhantes? Nós é que vamos escolher a qualidade do som e o repertório.
Temos nomes circulando na praça. "Tão falando no Vadinho!", como diria minha amiga Nilda Bitencourt. Circulam nomes como o de Chico Marques (que encontrei na porta da Assembleia, em BH, recentemente), Jorge Mouallem (que também encontrei na porta da Assembleia, num papo amigável com o Bala. Estranhei, mas acontece!), alguém do PT, Renato Nunes, Leandra, Rodrigo Riêra (que já declarou abertamente que está no páreo), Raimundo Silva..... "Tão falando tanta coisa no Vadinho!".
Bem, mas estou ansiosa para saber como ficarão as alianças, como o atual prefeito angariará apoio para tentar a reeleição, quem se unirá em torno de quem.
Quem viver, verá!
PS: De acordo com comentários no meu facebook, mais nomes na lista dos prefeitáveis: Paulino, Doutor Ricardo... Assunto palpitante!
Outro PS: Zezinho Riêra apontou a ausência de Ulysses, como se eu o quisesse livrá-lo do tiroteio. Nada disso. Ulysses é evidentemente um norme forte, aliás, fortíssimo, na minha opinião, mas não creio que vá se candidatar por agora. E do PT, temos também Laudelino. A lista está engrossando. Júlio Anselmo, em comentário abaixo, citou professor José Luiz.
Quem viver, realmente, verá!

21 comentários:

  1. Dos nomes especulados, atualmente qual é o que merece seu voto? Beijos e parabéns pelo Blog! =)

    ResponderExcluir
  2. Querido Tiago, que bom ver seu comentário aqui. Quanto a responder sua pergunta, me dá um tempinho pra pensar? kkk. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Celinha. Você é minha candidata e não abro. Já estou em campanha faz tempo.

    ResponderExcluir
  4. kkk, tenho ouvido essa história por aí, Chico. Por enquanto, estou achando engraçado. E o Guimarães Rosa, como anda?

    ResponderExcluir
  5. Posso fazer um análise de uma pessoa que está e pretende ficar fora da política de Itajubá?


    rsrsrs

    Abraços

    EVANDRO

    ResponderExcluir
  6. Célinha,

    Sua habilidade política fica cada dia mais evidente. Citar nomes nesse momento é sujeitá-los ao tiroteio. Irei provocar a discussão no "viver é perigoso".
    abraço,
    Zezinho

    ResponderExcluir
  7. Gente, no meu facebook surigram várias respostas a minha pergunta. Vejam só:
    Mariângela Bolzan: "Quem será!!!!!!!!!!!!!!"
    Elton Nunes :"Estou longe, mas votem em mim."
    Beatriz Grilo Bia: "Espero que ele tenha vocação para prefeito e não queira só o cargo. Que Deus olhe por Itajubá."
    Guilherme Vasconcelos: "Se Deus quiser, alguém que trabalhe pelo bem comum e não por interesses próprios!"
    Virginia Renno: "Com certeza, alguém que você apoiar!!!"
    Virginia Renno: "Poderia ser: Dr. Ricardo Melo, Paulino Abranches

    ResponderExcluir
  8. Evandro, claro que pode fazer sua análise. Fique à vontade..

    ResponderExcluir
  9. Zezinho, perguntar não ofende né? E como eu adoro perguntar... Vamos ver no que essas prosas vão dar.

    ResponderExcluir
  10. Vamos lá então

    Dr. Jorge: Graças a Sec de Obras e Educação vem fazendo um bom governo, mas simplesmente está sozinho agora e eleição sem aliados é complicado ganhar.

    Chico: Quem tem 18 mil votos, nunca pode ser considerado um cachorro morto. Se tiver um bom vice, pode levar essa.

    Rodrigo: Tem sonho de ser prefeito e quem conversa com ele, sabe que tem bons projetos e se concretizados mudará a cidade. Agora com uma radio a seu favor e trazendo o PR para a coligação vem forte, mas o nome Riêra não sei pq, tem uma rejeição muito grande na cidade.

    PT: Não tem um nome forte para competir a Prefeitura, mesmo com a eleição do Ulysses, mas aliado com alguém pode vim forte. Acho meio difícil repetir a dobradinha da vez passada.

    Leandra: Está mais para vice do que para Prefeita, mas da Leandra não podemos duvidar de nada.

    Raimundo Silva: Se aliar, pode causar surpresa, mas caso contrário é muito difícil ou até mesmo impossível.

    Renato Nunes: Deixa ele quieto lá na UNIFEI.

    O próximo post poderia citar alguns nomes para vices.

    Os vereadores tem que abrirem os olhos, pq se não aumentarem as cadeiras, muitos ali não irão se reeleger.

    Ps. Não estou na política, não pretendo me envolver e de preferência meu voto não será em Itajubá na próxima eleição. Estou cansado dessa política suja e de falsidade.

    ResponderExcluir
  11. Celinha,

    Adorei a idéia do debate. Vivo neste mundo há quase vinte anos e não sei quem será o próximo prefeito, mas posso te dizer que será a eleição com o maior número de candidatos dos últimos tempos. Pode colocar na sua lista o professor José Luiz que me disse pessoalmente que será candidato e o Bala que o pessoal do Vadinho começou a comentar. Vamos ver se aparecem mais.

    ResponderExcluir
  12. Penso que o debate é oportuno e que todos os Itajubenses deveriam estar atentos aos nomes colocados. Nesse sentido, quero aqui aumentar lista e desde já colocar na discussão o nome desta companheira e jornalista brilhante que é a Célia Rennó.

    ResponderExcluir
  13. Washington, puxa vida! Sem comentários. kkk. Ah, o Júlio Anselmo coloca o Bala também. Pra quem já tinha lido meu texto sobre o assunto, cá em cima, acrescentei um novo parágrafo, por observação de Zezinho Riêra.

    ResponderExcluir
  14. Se é para engrossar a lista, coloca o Joel da Guadalupe que vem trabalhando muito como Vereador e o Christian filho do Heleno que voltou da Inglaterra. Tem o eterno Rosemburgo e o Carlinho do Sindicato. Podemos citar tb o Santi, que é um excelente administrador e começou a fazer uma bela renovação na estrutura da Câmara.

    Já estou vendo a Celinha fazer um novo post aí.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Aqui em Itajubá tem muito disso que o Edson Rieira Falou ali em cima. Colocar pessoas em evidencia para servirem de alvo, de pregos para baterem, pra desgastar. Não acredito que seja esse o objetivo da Célia.

    Penso que está na hora mesmo das forças polítiacs municipais colocarem nomes à mesa (Embora pense que o programa é o mais importante, a conversa só anda mesmo com nomes) e começar a debater, negociar, dialogar, pra que as coligações sejam pelo menos maduras e pró-ativas em 2012.

    Quero dizer que as coligações devem ser pró-itajubá, seja qual for o projeto e não anti-esse ou anti-aquele, como foi a que atualmente (des)governa a cidade.

    Adianto que defendo o início das conversas entre as lideraças dos principais partidos que ajudaram a eleger a Dilma Presidenta(PT+PMDB+PCdoB+PDT+PSB+PR).

    ResponderExcluir
  16. Rafael, realmente, minha intenção não é promover tiroteio nenhum. Mas acho que essas conversas políticas têm que acontecer já sim, de modo que não se formem alianças de última hora, cujo único critério seja o da viabilidade eleitoral. Os aotres dessa história real têm que amadurecer discussões programáticas e ideológicas, inclusive. Têm que se aproximar de propostas semelhantes. Assim, vai se construindo um projeto para a cidade. Eleição não é gincana.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Se você está promovendo tiroteio, então o que fazem aquele bando de homens fofoqueiros que ficam ali no Vadinho?

    Quer saber da vida dos outros, vai lá no Vadinho.

    Dúvido se já não estão fazendo conchavos políticos.

    ResponderExcluir
  19. Muito boa coluna Célia.

    Concordo com o Julio Anselmo, devemos ter uma eleição com o maior numero de candidatos

    Os principais são:
    - Jorge que tem feito um bom trabalho apesar das dificuldades, tem a maquina e simpatia da população mais carente.
    - Chico, sempre candidato, com um eleitorado fiel e boa acessibilidade.
    - Rodrigo Riêra, jovem, com grandes projetos, como já disseram aqui, e como grande trunfo a proximidade com o Secretario/Deputado Federal Bilac Pinto e seu PR, alem de ter um ótimo relacionamento com o Deputado Ulysses do PT.

    Ulysses Gomes e Bilac Pinto devem ser fator decisivo nesta eleição

    Com certeza teremos uma briga muito boa em Itajubá

    Acho que alem desses três nomes, outros correram por fora, como Leandra, eleição difícil, apesar da competência demonstrada, Dr Ricardo, Bala (acho muito difícil), Prof. Zé Luis e Prof. Paulino Abranches. Renato Nunes me parece piada.

    Temos ótimos candidatos, creio que o vice será de importância muito grande, e obviamente as coligações.

    Também teremos muitos candidatos a vereador, os que lá estão, os que não conseguiram se eleger em 2008 e novos nomes também estão sendo ventilados na cidade.

    Parabéns Célia, Ótima como sempre.

    Anderson Quireli

    ResponderExcluir
  20. Anderson, obrigada por suas palavras. Quanto à conjuntura local, estou muito curiosa para ver o desenrolar das conversas, das alianças, das posturas de partidos e indivíduos. Também acho que devemos ter um número grande de candidatos. Gatos escaldados acabam ficando com medo de água fria. Alianças que não deram muito certo não devem ser repetidas. Um abraço e obrigada por participar do blog.

    ResponderExcluir
  21. Itajubá precisa de mudança, precisa resgatar o orgulho e a beleza de outros tempos. Precisamos de alguém preocupado com isso, por isso uma boa pedida é o tenente Melo, seja como vereador ou até mesmo como vice prefeito. Durante seu tempo na fábrica de armas resgatou tradições do Natal, e a tradição do carnaval de rua que vem crescendo em Itajubá e atraindo mais pessoas a cada ano. Sempre foi muito querido, tanto na fábrica de armas (Imbel), quanto nas comunidades com as quais convive, sabe ouvir, unir as pessoas e está sempre disposto a achar soluções para a melhoria da cidade fácil de ser amada.

    ResponderExcluir