segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Que saudade do Cine Presidente de Itajubá!!!

Ao escrever meu texto postado agora há pouco, fiquei lembrando de quando Itajubá tinha cinema. Já foram vários, enchiam os dedos de uma mão, o que não era pouco para uma cidade deste tamanho. Agora temos nenhum. Nenhumzinho sequer para que a gente possa se arrumar pra sair de casa, comprar uma pipoca na porta, viajar na trama do filme, namorar no escurinho... tudo de bom! Lembro-me quando saía do Cine Presidente depois de um filme e parecia que a cidade estava diferente. Eu é que estava diferente. Na sala de cinema, é só você e o filme. Não tem campainha tocando, vizinho gritando, alguém te pedindo alguma coisa. A hora do filme dentro do cinema é a licença que a gente tira para poder pensar, sonhar, se emocionar.
Quanta saudade do Cine Presidente e também do Alvorada. Se não estou enganada, a última vez que fui lá foi pra ver Barbra Streinsand, num filme em que ela era cantora. Nem lembro mais o nome. Algo como estrela (star), sei lá. Só sei que a estrela daquele pedaço hoje é o Magazine Luisa, vendendo cada vez mais aparelhos de TV, pra que as pessoas não sintam saudade do cinema.
Mas eu sinto. E principalmente do Presidente, onde eu ia mais. A última vez que fui lá foi pra ver O Sexto Sentido. Não sei não, mas meu terceiro olho está vendo que aquele tempo bom não volta nunca mais. Tivemos uma promessa esperada de que o Shopping Vila Nova teria duas salas de cinema. Puseram água na boca da gente e até agora, nada.
Pipoca, beijo na boca, o lanterninha, a Bala Chita..... Eu era feliz e não sabia.

13 comentários:

  1. "Nasce uma Estrela" é o nome do filme. Tb fui assistir lá. Eita!!!!! tÔ preparando uma serie de posters em homenagem ao cinema, vou fazer uma exposição em Itajubá no mês de maio. Um deles será a fachada do cine Presidente!!!
    bjos querida!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é isso mesmo. Nasce uma estrela. Exposição em Itajubá? Que bacana, estarei lá. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Saudades imensas do cine presidente. Lembro-me muito das minhas férias vendo os filmes dos Trapalhões lá. Nostalgia pura .. Saudades, tempos que não voltam mais

    Thomás

    ResponderExcluir
  4. Muitas saudades do Cine Presidente. A primeira vez que eu entrei num cinema foi no Cine Presidente, tenho tantas recordações naquele lugar. Foi triste ele ter fechado as portas, e foi mais triste mudarem totalmente a frente dele pra dar ares de "modernidade". Eu até entendo que a cidade precisava de algum comércio novo, mas poderiam ter preservado a fachada.

    ResponderExcluir
  5. Thomas, você lembra dos Trapalhões e eu me lembro, como se fosse hoje, do primeiro filme que assisti na vida: Bambi, de Walt Disney. Morri de chorar porque um homem malvado ia matar o Bambi e fazer sabão dele. Quando fui assistir a O Campeão, também tive um ataque de choro lá. Chamei a atenção. Adolescente, fui ver, umas 500 vezes, A Lagoa Azul. Ah, como eu queria ter sido a Brook Shields!!! E Cristiane F, drogada, prostituída. Furei a censura e vi o filme, mas tive que sair antes de acabar pra ninguém ver que eu e minha amiga estávamos lá.

    ResponderExcluir
  6. Sauce, também foi lá minha primeira vez. Bambi na tela. Ares de modernidade, pra mim, é manter o cinema, não é mesmo? As Casas Pernambucanas poderiam ter ido pra qualquer outro lugar.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muitas lembranças do Cine Presidente. As belas luminárias, pinturas magníficas nas paredes, filmes de amor,e as tabuletas da entrada, pintadas pelo tio Vitinho. Será que alguém guardou alguma delas por aí?

    ResponderExcluir
  8. Regina, me lembrei disso também. As tabuletas que o Tio Vítor pintava. Lembro também quando ele fez um king kong, bem grandão (pelo menos era grande pra mim)quando o gorilão norte-americano foi relançado. Cinema lotado pra ver.

    ResponderExcluir
  9. bom, eu não sou desta epoca, mais sinto tanbem que itajubá precisa ou melhor nescessita de um novo cinema. espero que esse do vila nova estreie logo.
    ate mais.

    ResponderExcluir
  10. Willian, eu não tenho esperança de que o shopping nos dê um cinema. Parece que eles não estão conseguindo se manter sobre as próprias pernas, não é?

    ResponderExcluir
  11. bom, sim vc tem razão. mais acho que desta vez vai dar certo. Tenho esperança que havera sim um cinema aqui, em breve. pois itajuba merece. vc não acha?
    e antes de terminar, gostei muito do seu artigo. parabens!

    e uma outra pergunta vc trabalha com cinemas?
    ou algo relacionado.
    é que estou fazendo um trabalho sobre esse tema.
    ou se tanbem vc tenha algum material sobre os cinemas antigos de itajuba..
    desde ja obrigado. !

    ResponderExcluir
  12. Willian, eu não mexo com cinema não. Só gosto muito.

    ResponderExcluir
  13. a td bem então... mesmo assim obrigado!!!

    ResponderExcluir